Lição da Escola Sabatina - 2º Trimestre de 2006

 

O Espírito Santo

 

 

Lição 8 – O fruto do Espírito Santo

 

 

JESUS É DEUS?

 

Uma afirmação é feita na lição de Domingo (14/05/06):

 

Jesus é Deus. (pág.95).

 

Baseado em I Coríntios 8:6 e João 17:3 entendemos que o único Deus é o Pai. Então surge a pergunta: Jesus Cristo é Deus? Se dissermos que Jesus é Deus, não estaremos contrariando I Coríntios 8:6? E se dissermos que não é Deus, então como explicaremos os vários versos onde Jesus é apresentado como sendo Deus?

 

Antes de responder a esta questão é conveniente relembrar alguns textos que afirmam que existe um único Deus verdadeiro, o Pai. Vejamos:

 

Não há outro Deus, senão um só... Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós, também por ele.” - I Coríntios 8:4 [u.p.] e 6.

 

“[Há]... um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” - Efésios 4:6.

 

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” - I Timóteo 2:5.

 

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” - João 17:3.

 

De fato, os versos acima, além de afirmar que existe um único Deus, afirmam também quem é o único Deus. Somos obrigados a admitir que, de acordo com estes versos, quando se fala em o único Deus verdadeiro não está se falando do Deus-Trindade, nem de Jesus Cristo, mas sim do Pai. Dos quatro versos acima, os dois primeiros identificam o único Deus como sendo o Pai e os dois últimos versos diferenciam o único Deus de Jesus Cristo.  

 

Como conciliar o fato incontestável de que o Pai é o único Deus verdadeiro com os vários versos onde Jesus Cristo aparece como “Deus”?  

 

Cristo usava o título “Filho do homem” para se referir a si mesmo. Esta expressão aparece sendo usada por Jesus mais de 80 vezes nos evangelhos. Já a expressão “Filho de Deus” (juntamente com as variáveis “Filho do Deus vivo”, “Filho do Deus Altíssimo” e “Seu [de Deus] Filho”) é, sem dúvida, a mais utilizada no Novo Testamento para designar a Jesus Cristo. Há mais de 100 referências no Novo Testamento onde Cristo é identificado como o Filho de Deus. No entanto, há algumas poucas referências onde Jesus é chamado de “Deus”. Vamos citar algumas destas referências aqui:

 

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” - João 1:1.  

 

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.” - Isaías 9:6.  

 

Deles são os patriarcas, e deles descende Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente.” - Romanos 9:5.  

 

Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos...” - Hebreus 1:8.  

 

A aparente contradição entre os versos que apresentam o Pai como único Deus e os versos que mostram o Filho de Deus com o título “Deus” desafia tanto os trinitarianos como os não trinitarianos. A fim de entendermos que não existe qualquer contradição bíblica a este respeito, devemos entender qual é ou quais são os significados da palavra “Deus”.

 

Para facilitar nossa compreensão a respeito da palavra “Deus” vamos mostrar os possíveis significados da palavra “Homem”, para posteriormente analisar o significado da palavra “Deus”.

 

O que significa a palavra “homem”? Uns poderão definir “homem” como um adulto do sexo masculino. Esta definição está correta quando consideramos uma interpretação restrita (stricto sensu). No entanto, é possível interpretar o termo “homem” de forma ampla, abrangente (lato sensu). Quando dizemos que o homem tem destruído a natureza, estamos nos referindo ao gênero humano, à raça humana - homens e mulheres. Portanto, é possível usar a palavra “homem” num sentido restrito (significando adulto do sexo masculino) ou no sentido amplo (significando ser humano).

 

Tendo isso em mente, tente responder à seguinte pergunta: Eva foi homem? A resposta depende da abrangência que estou considerando para o termo “homem”. Se considerar o termo “homem” no sentido restrito, então a resposta é não! Eva não foi homem, mas mulher. No entanto, se o sentido amplo da palavra homem for adotado, então Eva pode ser considerada um homem, uma pessoa de natureza humana, como citado em Gênesis 5:1 e 2:

 

...No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Macho e fêmea os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de Homem, no dia em que foram criados.” - Gênesis 5:1 e 2.

 

É claro que a palavra homem, neste verso, tem o significado amplo, abrangente - significa ser humano. No sentido restrito, apenas Adão era homem. Mas em alguns momentos, quando a palavra homem aparece com o sentido amplo, é possível enquadrar Eva como homem.

 

Da mesma forma, a palavra “Deus” pode assumir um significado restrito ou amplo. No sentido restrito, é correto dizer que apenas o Pai é Deus - assim como dissemos que só Adão é homem. Mas a palavra “Deus” no sentido amplo significa ser de natureza divina (assim como “homem” no sentido amplo significa ser humano).

 

Neste caso é correto dizer que Jesus é Deus. Portanto, não há contradição entre o que Paulo escreve em I Coríntios 8:6 e o que Isaías e João escrevem em Isaías 9:6 e João 1:1. Paulo usa o sentido restrito da palavra “Deus” aplicando-a única e exclusivamente ao Pai. Já Isaías e João utilizam-se do sentido amplo da palavra “Deus” aplicando-a o Filho de Deus, Jesus Cristo, pois estão se referindo a sua natureza divina

 

Esta explicação pode levar a um outro questionamento:

 

Isso significa que Jesus é um Deus inferior, um tipo de semi-Deus?

 

Vamos à Bíblia. A Palavra de Deus diz que Jesus é o Filho Unigênito; Jesus foi gerado por Deus, Não criado, mas gerado!

 

Tu és meu Filho, eu hoje te gerei” - Hebreus 5:5.

 

Eva foi gerada de Adão, por esta razão tem a mesma natureza humana de Adão. Não é correto dizer que Eva, por ter sido gerada de Adão é um homem (ser humano) inferior ou um ser semi-humano. Eva é tão humana quanto Adão. Semelhantemente, Jesus Cristo, por ter sido gerado de Deus, é tão divino quanto o Pai. Paulo afirma que em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da divindade” - Colossenses 2:9.

 

Por isso Jesus não pode ser considerado um semi-Deus ou um Deus com qualidade inferior.  

 

Porém, um outro questionamento ainda pode surgir:

 

Se Cristo foi gerado de Deus, então ele teve um começo? Houve um tempo em que Cristo não tenha existido?

 

Um dos atributos do Pai e do Filho de Deus é a Eternidade. A eternidade de Deus e de Cristo é diferente da eternidade dos anjos. Os anjos estão sujeitos à sucessão do tempo, mas Cristo foi o Criador de todas as coisas, inclusive do tempo. Isaías afirma que Cristo é o “Pai da Eternidade”. Por esta razão a Eternidade de Deus e de Cristo é mais ampla do que a eternidade dos anjos. Deus e Cristo são “onipresentes no tempo”. Isto significa que Deus não está sujeito à sucessão do tempo como nós, os seres humanos. Assim como Deus e Cristo são onipresentes e não estão sujeitos à dimensão espaço, eles são eternos, criadores do tempo, e portanto não estão sujeitos ou limitados à sucessão do tempo como nós.

 

Deus e Cristo estão em todos os momentos do tempo. Cristo disse:

 

Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou.” - João 8:58.

 

Note que Cristo não disse “antes que Abraão existisse, eu já era”, mas disseantes de Abraão, Eu Sou”. Cristo é! Cristo é o “Pai da Eternidade”, é o Criador do Tempo.

 

Para ele não há diferença entre um dia ou mil anos (II Pedro 3:8). Portanto, a questão proposta não faz qualquer sentido, pois trata-se de uma tentativa de enquadrar a geração do Filho de Deus, o Criador de todas as coisas (inclusive do tempo), em uma linha cronológica, o que não é possível.

 

A Bíblia simplesmente diz que Cristo foi gerado de Deus e “Deus enviou seu Filho Unigênito ao mundo” - I João 4:9. A questão do tempo da geração de Cristo é tão absurda quanto uma possível questão do local da geração de Cristo, sendo ele gerado com o atributo da onipresença. Deus e Cristo são eternos e onipresentes, estão em todo o tempo em todo o lugar; não estão subordinados às dimensões espaciais e temporais às quais estão submetidos os seres humanos.

 

(Extraído e adaptado da nova edição do livro "Eu e o Pai Somos Um", já disponível no site em formato pdf.)

 

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